Postado em 26/10/2018 - Sessão Ordinária
Outubro Rosa 2018, Moção de Aplausos

O mês de outubro é conhecido pelo combate e prevenção do câncer de colo do útero e mama nas mulheres. Nas sessões ordinárias do respectivo mês, a Vereadora Iara Dalila Tavares Duarte Medeiros apresentou o requerimento nº 119/2008, requerendo “Moção de Aplausos” a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Combate ao Câncer, denominado “Eleuza Borges Vilela Santos,” pelo movimento Outubro Rosa, que aconteceu nesta cidade no dia 10 de outubro do corrente ano.

Neste mês, comemoramos o “Outubro Rosa,” um movimento de adesão mundial que visa estimular a luta contra o câncer em mulheres, e seu diagnóstico precoce. Como forma de promover a conscientização sobre essa doença, considerada a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados da federação. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período.

O requerimento apresentado pela parlamentar foi aprovado por unanimidade de votos, os vereadores atuaram nas sessões deste mês, com o laço símbolo da luta contra o câncer nas mulheres.