Postado em 26/10/2017 - Comunicado
Vereadores de Caiapônia enfatizam sobre a importância da prevenção do câncer de mama. "Outubro Rosa"

Durante as sessões que foram realizadas entre os dais 23 a 26, todos os vereadores enfatizaram a importância do Outubro Rosa para a prevenção do Câncer de mama. Os parlamentares compareceram ao plenário da câmara com um laço rosa fixados nos seus paletós para demonstrar a comunidade caiaponiense que dessa campanha que tem o intuito de prevenir, diagnosticar e tratar essa patologia.

O município de Caiapônia ainda não conta com um aparelho de mamografia para dar maior agilidade e conforto para as mulheres, esses exames médicos geralmente são realizados em outros municípios como Jataí, Mineiros, Santa Helena e Goiânia. O Ex-prefeito do município Argemiro Rodrigues, deixou nos cofres do FMS (Fundo Municipal de Saúde) emendas do deputado Rubens Otoni, e do Senador Ronaldo Caiado, somando um montante de R$ 425 mil reais, destinados a equipamentos médicos e hospitalares, entre eles, um parelho de mamografia que está orçado em R$ 155 mil reais, mas até o momento não foi adquirido pela atual administração. A emenda dos parlamentares é vinculada, ou seja, dinheiro da União do Ministério da Saúde e não pode ser destinada e utilizada em outras finalidades.

Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos da América, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.

Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.