Postado em 17/10/2017 - Notícias
Vereador Benjamim Sobrinho de Souza (Beijim do Cartório) tem solicitação prontamente atendida pelo DNIT e placas das divisas do município são recolocadas nos seus devidos lugares

O representante do poder legislativo de Caiapônia, Beijim do Cartório, solicitou junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) o reajuste de placas que demarcam os limites territoriais entre Caiapônia e Jataí, e, Caiapônia a Piranhas.  No exercício de sua função parlamentar, com conhecimento de causa e preocupado com as várias mudanças das placas que demarcam as divisas do município com os circunvizinhos que vinham diminuindo o território rural desta, causando um prejuízo considerável na perda de receitas como, ISSQN e ITR. Tendo em vista, o fato de algumas propriedades terem sua matrícula registrada em outros municípios mesmo sendo pertencentes a este, além de uma expressiva invasão nas regiões limítrofes de Caiapônia.

O parlamentar demonstrou um fato preocupante que vem acontecendo de forma corriqueira, qual seja, algumas propriedades que se encontram na linha de divisa entre esses municípios ao invés de estarem pagando seus tributos para Caiapônia, estão sendo recolhidos pelo fisco das cidades em questão. Sendo assim, a perca de receitas e de um número expressivo e considerável.

Na sessão ordinária do mês de setembro de 2017, Bejim do Cartório demonstrou-se preocupado com esse fato que está lesando de forma permanente o município. O mesmo, pronunciou-se indignado, com base em dados de satélite, levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e georreferenciamento enviados ao DNIT, com apontamentos rigorosos na invasão nos limites do município de fato. Disse o parlamentar: “Conheço os quatro cantos do município de Caiapônia e todas as regiões. Sei bem os lugares de dividas e até mesmo a cabeceira dos principais rios que correm nessa terra; estão invadindo o município de Caiapônia, causando prejuízos ao erário! Vou alertar o DNIT através de dados precisos e também o chefe do executivo para tomar as devidas providências. O que pertence a Caiapônia tem que ficar em Caiapônia”!

O DNIT já realizou a remoção e instalação das placas nos seus devidos lugares, conforme ofício em resposta enviado ao vereador Bejim do Cartório por meio de seu superintendente regional GO/DF, engenheiro Flávio Murilo G. Prates de Oliveira.